Conheça um jeito rápido de entender os Fototipos

Fototipos

Fototipo é a caracterização da pele quanto sua coloração e reação à exposição solar. O fototipo de uma pessoa é definido geneticamente, e variam de acordo com a quantidade de melanina (substância que dá cor à pele), a capacidade de cada pessoa em se bronzear e queimar quando se expõe ao sol, até mesmo outras características, como a cor dos olhos e do cabelo. De acordo com as diretrizes atuais, existem 6 fototipos de pele, você já sabe qual é o seu? 

  •          FOTOTIPO 1 


É aquela pele extremamente branca, geralmente com muitas sardas, sua aparência normalmente é rosada, são pessoas de cabelos ruivos ou loiros claros, geralmente quem tem esse tom de pele também tem os olhos claros (azuis, verdes, cinzas e cor de avelã). Por ser extremamente sensível ao sol, é muito importante o cuidado ao se expor, esse tom de pele sempre queima e nunca bronzeia, então infelizmente se você tem esse fototipo você não vai conseguir aquele bronzeado maravilhoso de filmes e de estrelas de Hollywood. 


  •          FOTOTIPO 2


Também são as peles claras, peles brancas, mas são levemente mais escuras que o primeiro fototipo, com uma aparência mais pálida do que rosada, esse fototipo é caracterizado por pessoas com cabelos loiros claros, similar ao primeiro fototipo a maioria dessas pessoas possuem os olhos claros, mas também de olhos castanhos claros, médios e escuros.  Também são peles sensíveis ao sol, que raramente bronzeia, estão no grupo de risco a exposição ao sol assim como o fototipo 1, então se lembre sempre do protetor solar!

  •      FOTOTIPO 3


Esse fototipo tem a pele é um pouco mais escura, de cabelos castanhos claro, e a maioria dessas pessoas tem os olhos também castanhos ou pretos, mas ainda 30% podem ter os olhos azuis, sua pele é , e já possui uma certa resistência ao sol podendo até bronzear com o tempo. Por outro lado, se não houver proteção adequada, acaba queimando. Sua sensibilidade ao sol é normal.

  •      FOTOTIPO 4


É a pele média, geralmente são pessoas de cabelo castanho médio, 85% delas tem os olhos castanhos ou pretos, e apenas 10% tem olhos azuis, sua pele queima muito pouco e bronzeia com facilidade, a aparência de sua pele é mais voltada para o marrom com um tom mais castanho claro, esse fototipo tem sensibilidade normal ao sol.


  •      FOTOTIPO 5


Pele morena escura, esse fototipo é característico de pessoas com pele morena e negra clara, que raramente se queimam e sempre ficam com um belo bronzeado, por ser pouco sensível ao sol. Mesmo assim, é importante se proteger contra o sol com o uso de protetores solar. Suas características físicas são os cabelos castanho escuro a preto e olhos também castanho escuro e preto 


  •          FOTOTIPO 6 

Esse fototipo é totalmente pigmentado, com a pele negra, esse tipo de pele possui um nível alto de melanina, o que promove uma proteção natural ao sol. Além disso, possui mais colágeno que os outros fototipos, deixando a pele mais elástica e resistente aos efeitos do tempo, como rugas e linhas de expressão. Apesar de ser mais resistente ao sol, é recomendo o uso do filtro solar diariamente, inclusive em dias nublados ou em ambientes fechados. 

Como a incidência dos raios solares ultravioleta está cada vez mais agressiva, as pessoas de todos os fototipos devem ficar atentas e se protegerem quando expostas ao sol, é recomendado fazer a reaplicação do protetor solar a cada duas horas.  


Comentários

Postagens mais visitadas