Estou iniciando na carreira da Micropigmentação e Estética, o que fazer, o que estudar, quanto cobrar?

Introdução

Por onde começar?


Qual é o melhor Dermógrafo?


Preciso criar uma página no Facebook para divulgar meu trabalho?


Quanto devo cobrar?



Essas dúvidas são muito comuns para quem está começando no ramo da Micropigmentação e estética. Quem está estabelecido no mercado, garante que hoje há uma gama muito maior de produtos, cursos e técnicas! Isso é bom, não é? É ótimo! 

Mas cuidado para não se perder no meio de tantas “oportunidades”.

  • Nosso Rico (e suado) Dinheirinho


O SEBRAE ( www.sebrae.com.br ) dispõe cursos online que ajudam (e muito!) no seu planejamento financeiro! 

Assim você terá ferramentas para ser um empreendedor de sucesso.

No curso GANHE MERCADO, há uma interessante definição sobre o que é Marketing. 

Quando pensamos nessa palavra, talvez venha em nossa mente panfletos, páginas no Facebook, Outdoor e Comercial no intervalo da novela. 

Mas o que é Marketing?


“É importante não confundir marketing com propaganda. Esta é apenas uma parte daquela. Marketing na verdade é entender, aderir, trabalhar ou penetrar no mercado em que se está atuando ou que se pretende atuar”. 

Em resumo - você definiu bem o que espera do seu trabalho? 

Se sim, já traçou metas para esse objetivo? Esse é o ponto chave para não perder dinheiro no investimento inicial. 

Por exemplo:

Objetivo: Ter um rendimento mensal de R$4.000,00 fazendo micropigmentação.

Metas para ter sucesso no objetivo: 

- Localização do meu espaço, para atingir público coerente com o valor que espero cobrar, quanto vou investir, que tipo de produtos, quais serão meus fornecedores, qual será minha carga horária, quem serão meus concorrentes, etc.

Percebeu que mesmo no papel não é simples? Mas, calma! O negócio é planejar:


"Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas." (SEBRAE, 2013) 


Não perca o entusiasmo, mas antes de começar a abrir a carteira, converse com profissionais da sua região, faça uma verdadeira investigação.

Uma coisa é fazer a sobrancelha da tia, irmã, vizinha, outra é ter um círculo constante de público que vai manter seu rendimento, pagar suas despesas e fazer seu nome crescer. 

Esteja preparada para críticas e baldes de água fria. Uma propaganda boa vende, mas a experiência ensina. Escute, escute e escute.

  • Vou me qualificar! Que curso devo escolher?



Hoje em dia você encontra todo tipo de assessoria para a nossa área - as bizarras e as incríveis. 
Uma das maravilhas da internet é que o povo bota a boca no trombone! 
Veja opiniões claras e concisas de pessoas que fizeram curso com o profissional X, avalie o trabalho dele com olhos sinceros, estude sua trajetória profissional. 

Diplomas podem significar não apenas mais furos na parede, mas bagagem profissional. 

Os melhores instrutores são os alunos mais aplicados e sedentos.
Encontrar excelentes cursos não é o problema, mas sim o conceito do que é bom e o que é caro (esqueça o barato - Barato numa profissão em alta pode ser uma Senhora Furada!). 

“Mas tuuuudo isso?” - Pergunte-se:

Qual a experiência dos profissionais que ministrarão o curso? Quanto eles investiram em formação, quanto custa o tempo deles?
Terei embasamento científico, ou seja, parte teórica de qualidade, numa linguagem que transformará a informação em prática? 
Lembre-se que conhecimento e informação é o Coringa de toda profissão. 
Não menospreze a teoria de seu curso.
A prática será monitorada com críticas construtivas ou as técnicas serão apenas assistidas?

Qual será o peso profissional por toda minha carreira ao dizer que tive formação no Centro Técnico "Fulano de Tal" ou com a renomada "Professora e Biomédica Beltrana"?

Ao pesar esses fatores, verá que seu conceito de caro irá mudar!

  • Me formei e tenho um Plano de Negócio bem definido - E… agora?


Agora é treinar, estudar, treinar e estudar!
Compartilhe suas primeiras experiências com profissionais sérias, professores que ministraram seus cursos. 
Além disso, há uma infinidade de Grupos no Facebook. 
Compare trabalhos, técnicas e fique atenta às tendências de mercado, mas não queira, como dizia minha vó, abraçar o mundo com as pernas. 
Foque-se em ser muito boa em Fios e Shadow, por exemplo. 
Honestidade e transparência são eternamente bem-vindas pra vida. 
Carregue isso para seu espaço de atendimento. 
Infelizmente vemos todos os dias “profissionais” que prometem o que não podem cumprir ou não assumem responsabilidade por erros e inseguranças. 
Mulher tem faro para superficialidades e para relações sinceras, concorda? 
Ao esconder sua inexperiência, sede de aprendizado, estará enganando somente a si mesma. 
Lide com sua realidade com respeito e bom humor. 
Ganhará muitos votos de confiança!

  • Como me promover?

Facebook, Pinterest, Instagram, Twiter... a cada ano há um canal social em alta, mas o que vende melhor é o famoso boca a boca. 
Antes de fazer fotos incríveis em alta resolução para postar em suas redes sociais, seja humana, abrace suas clientes, sorria, anote em sua ficha de atendimento o nome da mãe, cachorro, psiquiatra, etc. 
Em meus anos de experiência como Massoterapeuta, percebi que ao deitar numa maca, especialmente a mulher, sente que está se ajeitando num divã e que a partir dali parte de sua vida está nas mãos da profissional. 

E vamos combinar, né? Isso não é sem fundamento, estaremos lidando não apenas com sobrancelhas, olhos, bocas, aréolas, etc. estaremos lidando com uma auto-estima, uma história, uma mente e com um conceito de beleza e bem-estar, valorize isso! 

Ao sentir-se especial, sua cliente será seu melhor cartão de visita.

Daí sim, #partiuinternet!, tire fotos de qualidade de antes e depois, peça autorização para sua cliente para promover a imagem do trabalho realizado nela. 

Uma sugestão é criar um campo na ficha de anamnese do tipo;  “Autorizo uso de minha imagem para divulgação do trabalho realizado pela profissional” e um espaço para rubrica. 

Tenho certeza que dentro do seu plano de negócio, do começo desse artigo, já consta seu logo, imagem, fachada do local, a cara do seu trabalho, cartões de visita, parcerias com salões de beleza e centro estéticos, certo?

Ok, então vamos para a próxima etapa - produtos.

  • Produtos: Minha mãe mandou eu escolher esse… aqui!



Infinitos... O Brasil tem se destacado na produção de material relacionado à Estética. 
Aos poucos as brasileiras estão se despindo do conceito de que bom mesmo é o que vem dos gringos.
A Pigmentto.com se preocupa em trabalhar apenas com materiais de qualidade, com produtos que exige-se certificação ANVISA (assunto esse que renderia um longo bate-papo!). 
Você terá em seu curso um aprofundamento sobre Biossegurança. 
Não baixe a guarda para qualidade, higiene e idoneidade. 

Superficialmente falando, é isso que a ANVISA faz - testa, duvida, questiona, joga na parede e chama de lagartixa - se certifica de que aquele produto não significará risco para quem faz uso dele, e tudo isso com o mais alto rigor de exigência e protocolos internacionais.

Sim senhora! Bata no peito, pois a ANVISA é motivo de orgulho nacional. 

Há materiais próprios para quem está iniciando: Dermógrafos pequenos, leves e mais baratos, réguas de transferência, pigmentos prontos para uso, agulhas, cremes, etc. 

Da mesma forma, há material para quem tem certa experiência; Dermógrafos mais arrojados, próprios para técnicas que exigem mais estabilidade e menor vibração, uma gama de cores para brincar e colocar em prática todo seu conhecimento de colorimetria, linhas de tratamento pré e pós micropigmentação, de acordo com a pele de sua cliente, e por aí vai...

Não fique solitária fazendo testes ou optando pelo mais barato, pergunte para profissionais, para seu fornecedor, para o fabricante, para seu professor! 


  • “Ei! Você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí!”



Já vi promoções de trabalhos de Micropigmentação a R$49,90, que eu não faria nem com uma faca no pescoço, e trabalho de renomadas que ascendem a R$1.000,00, e você? 

Quanto deve cobrar?

Talvez ache prático colocar no papel todo seu investimento e custos que o trabalho te dará. 

Visto que inicialmente seu giro será pequeno, você mesmo poderá gerenciar suas finanças, até pra ter um termômetro do seu trabalho e como progredir. 

Anote coisas como:

  1. Cursos;
  2. Material incial (móveis, descartáveis, dermógrafos, pigmentos);
  3. Propaganda (material gráfico - panfleto, cartão de visita, banner);
  4. Aluguel do espaço (coloque um valor mesmo que for utilizar um cantinho do seu apartamento. Lembre-se que de alguma forma está pagando por ele);
  5. Custo por procedimento;
  6. Água, Luz, Telefone, internet, máquina de cartão, etc. 

Nota: Obviamente você será modesta e terá a consciência de que mesmo que montar uma super estrutura física, é de grão em grão que a galinha enche o papo. 

Conquistar confiança e espaço é sua prioridade. 

Ao ter no papel todas as despesas, agora determine de forma realística, qual o fluxo de clientes que terá, o rendimento que precisa para cobrir suas despesas pessoais e em quanto tempo deseja recuperar seu investimento, somado a isso as despesas mensais.

Hein?!

Exemplo:

Meus custos iniciais foram de R$10.000,00 e minhas despesas mensais serão de R$1.000,00. 

Desejo recuperar meu investimento inicial em 12 meses e ter um pro-labore de R$2.000,00, para que desse valor eu possa guardar 30% para imprevistos, investimentos em upgrades e lançamentos no mercado.

Meu ganho terá de ser de R$3.833,33 mensais. 

Para cobrar R$400,00 num procedimento, terei de atender de 9 a 10 clientes por mês. Soa realístico pra você? 

Essa é uma matemática muito simples, quase vulgar, visto que não estamos falando de taxas de banco, retenção sobre vendas no cartão de crédito, despesas fiscais, etc, mas pode te dar um chacoalhão para a realidade. 

Se sou uma Designer que já tem uma cartela de clientes e um espaço estabelecido, não é coisa de outro mundo traçar um plano como esse. Se sou uma professora de Filosofia e vou ingressar no mundo da Beleza, provavelmente terei que rever tais valores. Estude sua realidade. É nesse ponto que os cursos oferecidos pelo SEBRAE darão um suporte bem legal para seu planejamento. 

Veja por exemplo a visão geral que o SEBRAE dá sobre abrir um espaço de massagem (os investimentos podem se assemelhar ao seu espaço para Design e Micropigmentação): 

E lembre-se poderá contar com nossa equipe da Pigmentto.com sempre que precisar de informações, detalhes, procedimentos, produtos, cursos, etc! 

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