Tentar dormir com o celular ligado pode estar atrapalhando seu sono e sua saúde!

Pesquisa aponta que a luz azul de celulares derruba a produção de melatonina

Os efeitos vão além da qualidade do sono e podem ser sentidos no cabelo e na pele...


Que as luzes artificiais acabam atrasando o sono já sabemos. Mas pesquisadores de Harvard apontam que a luz azul, ou de led, comum nas telas de computadores, celulares, TVs e também nas lâmpadas com baixo consumo de energia, podem ter efeitos ainda piores sobre o corpo.

Enquanto qualquer tipo de luz pode contribuir com a redução da produção de melatonina (o hormônio que induz o sono), a luz azul o faz de forma ainda mais poderosa. Pesquisadores americanos fizeram um experimento comparando os efeitos de 6,5 horas de exposição à luz verde e azul e concluíram que a luz de led suprimiu 2 vezes mais a produção de melatonina e alterou o ciclo cicardiano na mesma medida. “Segundo as pesquisas, a luz natural do anoitecer demoraria 438 horas para suprimir 50% da produção do hormônio”, diz a engenheira química e cosmetóloga Sônia Corazza. “O led, no entanto, o faz em apenas 13 minutos!”.

Segundo Sônia o uso que fazemos da tecnologia pode nos deixar aproveitar apenas 10% do tempo que deveríamos em sono profundo, conhecido como REM. “É nele que acontecem os processos de regeneração do corpo, e isso inclui a pele e o cabelo.”

Especialistas de Harvard recomendam que você evite o uso de devices por duas a três horas antes de dormir e use lâmpadas avermelhadas no seu abajur de leitura -- no comparativo, elas são as menos nocivas.

Assim sendo...desligar o celular para dormir...pode te deixar mais bonita ou não...

Equipe Pigmentto.com 

Comentários

Postagens mais visitadas