Álcool Gel - Mito ou Verdade


O tão conhecido álcool gel parece que se tornou modinha após o surto no Brasil da Gripe Aviária, H1N1. Será que ele é tão efetivo assim?
Descubra isso já! Qual é sua composição, utilidade no dia-a-dia e no seu espaço profissional.

O que nos acostumamos nos referir como álcool 70, poderia ser chamado de álcool etílico hidratado 70º INPM - Instituto Nacional de Pesos e Medidas. Ok, mas por que 70? Não seria melhor o “puro”?

O número 70 se refere ao grau de hidratação de álcool. Após muitas pesquisas científicas, percebeu-se que existe um parâmetro ideal para interromper as atividades microbianas essenciais. Esse parâmetro ficou entre 50 e 70% de hidratação do álcool, sendo 70% a diluição máxima.


Mas o por que ele funciona?

Conforme dito acima, o álcool etílico hidratado pode interromper atividades microbianas essenciais, interrompendo portando sua proliferação e contágio. Lembra do desenho da estrutura da célula na aula chata de Ciência? Então.. o álcool desidrata e rompe a membrana celular, entra no citoplasma causando desequilíbrio nos seus processos.


Funciona sempre pra qualquer coisa?

Não. Existem organismos e organismos. Mostra-se eficaz contra os organismos virais da gripe, herpes, bactéria causadora da Tuberculose, por exemplo. Portanto, é considerado um desinfetante de nível médio. Não substitui o sabão na higienização das mãos, mas potencializa seu efeito. Não substitui a limpeza de superfícies contaminadas, mas cria uma barreira microbiana temporária. Não esteriliza instrumentos provocadores de contaminação cruzada (pelo amor de Deus… Deixa aquela história de “desinfetar o alicatinho de unha com acetona” para a manicure desinformada. Autoclave, quartenário de amônia, descartáveis, protetores. Isso sim é biossegurança!), mas assim como as superfícies, cria barreira microbiana temporária, dá brilho.


Outras utilidades

Saiba que além de usar para evitar gripe suína e limpar sua maca, o álcool gel tem várias utilidades no seu dia-a-dia:
  • Limpeza de maquiagem. Use após lavar seus pincéis, esponjas, etc.
  • Aperto de mãos. Tenha sempre um frasco com álcool gel em sua bolsa. As contaminações mais comuns ocorrem nos apertos de mão.
  • Clareamento de roupas. Manchou seu jaleco branquíssimo? Dilua uma parte de álcool 70 para 3 de água e deixe de molho. Tcharaam!
  • Limpeza de utensílios diários. Use em suas maçanetas, telefone, interruptor de luz. Tudo que possa servir de contaminador por contato. 

Cuidado: O álcool 70 pode agredir plásticos e superfícies envernizadas. Ele resseca menos a pele em forma de gel.
Lembrete fundamental -
Lidamos com pele, incisão, sangue, fluidos, saúde, seres humanos. Todo cuidado é pouco! Não deixe faltar álcool gel no seu espaço!



Equipe Pigmentto


Comentários

Postagens mais visitadas