Dia internacional da língua materna


O dia 21 de Fevereiro, dia internacional da língua materna, tem como objetivo promover a diversidade linguística e cultural. Esse dia também homenageia os estudantes que foram brutalmente assassinados pela polícia em 1952, quando se manifestavam pelo reconhecimento do Bengali.
Quando em 1952 o governo do Paquistão declarou o Urdu como única língua oficial para todo o território, (lembrando que no Paquistão do Leste a atual Bangladesh, a maioria das pessoas tinha como língua materna o bengali), houve então protestos e durante as manifestações estudantes universitários enfrentaram as forças policiais, e acabaram por serem mortos.Desde então, em Bangladesh é comemorado o dia do movimento da língua, adotado pela Unesco em 1999.
  •        Língua Materna

Língua materna, nada mais é que o primeiro idioma que aprendemos, os sons que escutamos e aprendemos a identificar quando ainda somos crianças, esse será o idioma do nosso coração, não importa quantas línguas mais tarde venhamos a aprender, o primeiro idioma que aprendemos dificilmente será esquecido, o chamamos de idioma do coração porque é o idioma que toca nosso coração, é a nossa base, por meio dele podemos aprender outros idiomas, e na maioria das vezes só com ele, conseguimos expressar nossos mais profundos sentimentos e emoções.
Se você já teve a sensação de estar em um país estrangeiro e escutar o seu idioma, você sabe como isso nos enche de emoção e alegria, porque o seu idioma é parte de você e da sua cultura. 

“As línguas, diferem não só na gramática e nas raízes, mas também...no modo em que as ideias são construídas em uma sentença. As diferentes raças não pensam da mesma forma.” Comentou o professor S. R. Driver.

Assim as diferentes línguas possuem padrões de pensamentos diferentes, o que torna cada povo, tribo ou país únicos.
Estudos nos mostram que  um terço das línguas faladas no mundo hoje está em risco de extinção, por isto, o Dia Internacional da Língua Materna representa um esforço para promover a preservação e proteção de todas as línguas faladas pelos povos do planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas